Quem não conhece uma feira ou loja de artesanato? É uma delícia frequentá-las e ver quanta criatividade e quantas diferentes técnicas são usadas numa infinidade de itens. Muitos dizem que artesanato não é exatamente arte mas, sim, um trabalho manual onde o foco é a aplicação e aperfeiçoamento de técnicas para que o produto final seja bonito, prático e funcional, podendo ser repetido quantas vezes for necessário. Já a arte, é a expressão de emoções e sentimentos, em obras únicas.

Certamente, quem faz artesanato pensa um pouco diferente. Conversei com a Rosangela, ou Rose, ou Rô. Formada em Artes pela Universidade Estadual de Londrina, trabalhou por 27 anos lecionando Artes nas escolas estaduais do Paraná. Por gostar de trabalhos manuais identificou-se com o artesanato e, junto com sua mãe, que trabalhava com costura, passou a se dedicar à confecção com apliques em toalhas de banho e sua mãe com o patchwork e bordados diversos. Mas sua preferência era outra. Diz ela  “Gosto muito de pintar em vidros, paredes e madeira, trabalhar diversas técnicas e transformar simples caixas de mdf em obras de arte que encantam as pessoas. Também gosto de trabalhar com papéis numa técnica chamada arte francesa onde é feita uma sobreposição de papéis dando impressão tridimensional.”

Com a pandemia, ela enveredou por outra área de que gosta muito: a confeitaria. “Além do artesanato sempre gostei de cozinhar, principalmente da confeitaria, fazia bolos decorados para os aniversários dos meus filhos. Com a pandemia muita coisa mudou e, trabalhar com artesanato ficou bem complicado, as pessoas se contiveram e o consumo caiu muito. Foi quando descobri os biscoitos decorados, que esses biscoitos lembravam muito meu trabalho. Essa técnica me encantou e percebi que poderia continuar a fazer artesanato. Agora, artesanato comestível que, ao mesmo tempo encanta os olhos, são deliciosos para comer, posso dar asas à minha imaginação e transformar simples biscoitos em obras de arte.” 

Claro que a execução depende de uma técnica bem aplicada, mas o detalhe, o capricho, a delicadeza e criatividade da decoração é que chamam a atenção. Além do que, esses biscoitos são deliciosos. Podem ser os amanteigados, de leite em pó ou leite condensado. Mas os de mel e especiarias são mais especiais pois os sabores remetem a aconchego, a festa, e têm vida mais longa.

E você, após olhar as fotos dessa excelente artesã, considera Artesanato um trabalho manual ou podemos chamá-lo de Arte?

Rosangela da Luarte – Ibiporã – Paraná

Comentários

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
2 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Humberto Mariano
Humberto Mariano
2 anos atrás

Artigo de dar água na boca. Este artesanato é Arte da melhor qualidade..

Humberto Mariano
Humberto Mariano
2 anos atrás

Artigo de dar água na boca. Este artesanato é Arte da melhor qualidade.

2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]