A partir do dia 16 de julho, a ciclovia do Rio Pinheiros, ponto de apoio Jaguaré (São Paulo), vai ganhar uma exposição com esculturas do artista plástico Adélio Sarro. Sarro é pintor, escultor e desenhista autodidata, atualmente é um dos artistas nacionais contemporâneos com maior representatividade internacional, 

A iniciativa partiu de um projeto do Memorial da América Latina, que objetiva levar obras de artistas parceiros para outros espaços públicos da cidade. São 12 esculturas monumentais feitas em fibra, com técnica desenvolvida por ele mesmo, que fazem parte da mostra denominada “O Ser Humano Sideral”, e que estavam expostas na galeria aberta do Memorial.

São esculturas com personagens caracterizados por braços, pernas, mãos e pés com dimensões exageradas, mas que só poderão ser vistas pelos frequentadores da ciclovia. Um objetivo do artista é levar cultura para um público não acostumado a frequentar galerias e museus.

Adélio Sarro possui mais de 200 monumentos, esculturas ou grupos de esculturas, chafarizes ou painéis expostos em praças públicas no Brasil e no exterior. 

Em suas pinturas, utiliza tintas e combinações de cores típicas da América do Sul e sua temática gira em torno de personagens trabalhadores rurais.

Um destaque de sua obra está na cidade de Aparecida do Norte, onde criou a Via Sacra de Sarro, com 15 painéis dentro da Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Além disso, criou quatro relevos de mais de 7 metros dentro de duas capelas da Basílica.

Adelio Sarro é paulista da cidade de Andradina, e começou vendendo suas obras na Praça da República, no centro de São Paulo. Já participou de mostras coletivas na Suíça, Rússia, Polônia, China, Japão, Itália, e em outros país da América e Europa.

Em 2018 inaugurou seu próprio museu, o Memorial de Artes Adelio Sarro, na cidade de Vinhedo, onde mantém guardado todo seu acervo.

A exposição poderá ser visitada todos os dias, das 5h30 às 19h apenas pelos ciclistas que frequentam a ciclovia.

Outro espaço em São Paulo com arte ao ar livre fica no Jardim das Esculturas do Museu de Arte Moderna, no Parque Ibirapuera. Projetado por Roberto Burle Marx, o jardim tem 30 esculturas de vários artistas, entre os quais, Franz Weisssmann, Emanoel Araújo, Denise Milan, Nuno Ramos, Amélia de Toledo, entre outros.

Em Minas, na cidade de Brumadinho, o Instituto Inhotim também exibe uma coleção de arte contemporânea em seus jardins. Tem esculturas de Hélio Oiticica, Cildo Meireles, Neville d’Almeida, Victor Grippo, Lygia Pape, Cristina Iglésias, entre outros.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]