Por Juliana Thiemi Yamauchi

Afinal, o que é a acupuntura?

É um dos métodos de tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa, que se utiliza da inserção de agulha em locais específicos do corpo para tratar dores, sintomas, corrigir distúrbios energéticos do corpo, problemas funcionais, orgânicos, músculo-esquelético e emocionais.

São utilizadas agulhas especiais descartáveis e extremamente finas. A inserção das agulhas nos canais energéticos causa estímulos que ajudam o corpo a se fortalecer ou dispersar o acúmulo de energia, auxiliando no alívio da dor.

A acupuntura não utiliza pontos do corpo aleatoriamente, existe uma base teórica milenar onde se fundamentam os princípios de diagnóstico das síndromes (“doenças”). Quando uma pessoa busca um acupunturista é realizada, durante a primeira sessão, uma avaliação através da Medicina Tradicional Chinesa que analisa e trata o ser humano como um ser integral (mente, corpo e espírito), por isso possui um método específico, diferente dos utilizados pela Medicina Ocidental que se baseia em exames laboratoriais e divide o ser humano em partes.

Sobre a origem, ainda hoje não há uma definição. Através de vários estudos realizados historicamente em diversas múmias, acredita-se que muitas culturas pelo mundo todo praticavam uma forma de terapia com perfurações pelo corpo, contudo apenas os antigos terapeutas chineses formalizaram e conseguiram guardar todos estes conhecimentos que passaram de geração em geração até os dias atuais.


No Brasil, a prática da Medicina Tradicional Chinesa se iniciou com a vinda dos primeiros imigrantes chineses para o Rio de Janeiro, em 1812. Os imigrantes japoneses inseriram a acupuntura japonesa, porém, restrita somente a colônia japonesa, em 1908. E, apenas no início da década de 50, a acupuntura passou a ser mais conhecida e utilizada pela população brasileira em geral.

Como atua no corpo?

Ela busca equilibrar a energia do corpo (Qí), que quando se encontra em desequilíbrio devido ao estilo de vida, hábitos, alimentação e pensamentos negativos, o corpo adoece e surgem as doenças. A acupuntura então tenta restabelecer esse equilíbrio energético pela manipulação das agulhas.

Estimula a habilidade do próprio corpo de se “auto-curar”, por meio da regulação das funções fisiológicas e do tratamento de desequilíbrios do corpo. Seu efeito pode ser imediato ou progressivo.

Segundo estudos, os pontos utilizados na acupuntura correspondem a terminações nervosas que, ao serem estimulados, enviam um sinal ao sistema nervoso central, que libera uma série de substâncias benéficas para o corpo como a serotonina, dopamina e endorfina. 

Por isso há a diminuição de dores e melhora no bem-estar físico e emocional. Como: a melhora do sono, da função digestiva, eficaz para as dores crônicas de origem musculoesquelética (lombalgia, cervicalgia, dores articulares por artrose, fibromialgia), ansiedade, depressão, TPM, insônia, etc.

Não interfere nos tratamentos convencionais da medicina ocidental e auxilia como uma técnica integrativa.

Juliana Thiemi Yamauchi é farmacêutica e Acupunturista na Harmonia Yin Yang – https://m.facebook.com/HarmoniaYinYang/ – Rua Miguel Rachid, 895 – (11)2541-8427 

Comentários

4.5 2 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
2 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Cintia Janeti
Cintia Janeti
2 anos atrás

Excelente clínica, excelentes profissionais, tanto o ambiente quanto os profissionais, são acolhedores, educados, atenciosos, amo muito.

Indico à todos que estarão lendo essa mensagem, e a todos ao meu redor.

Gratidão por todo carinho, cuidado, atenção e respeito que tem comigo e c/ minha família 🙏

Adriana Favaro
Adriana Favaro
2 anos atrás

Já fiz e adorei.

2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]