Por Elza dos Santos

Desde a primeira encenação na Grécia, o teatro interpreta, apresenta, conta a vida.

Veja teatro e conheça a história do homem.

Além dos textos, que já bastariam para ativar nossos sentimentos, a riqueza do teatro também se faz presente nos cenários, nos figurinos, nos objetos de cena…O teatro demonstra passo a passo o caminhar, o transitar do humano na terra.

Os textos, sejam comédia, drama, tragédia, exaltam ou criticam a sociedade, seus costumes, seus governantes. 

A primeira estética da arte dramática, A Poética de Aristóteles, classifica em seis os conceitos essenciais do teatro: o pensamento, a fábula, o caráter, a linguagem, a melodia e a encenação. Por vários séculos as obras teatrais seguiram estes elementos, cada uma ao seu tempo, no seu lugar e com suas ações. 

O autor declara com seu pensamento “os valores da época e da sociedade em que vive”. O caráter, a ação das personagens, como o conflito entre o bem e o mal permanecem até o século XIX, a partir deste os movimentos políticos e sociais modificam o caráter, o homem passa a ser considerado “produto do meio”, nem bom nem mau, apenas humano. 

A construção dramatúrgica pode ter relatos tristes ou alegres e, apesar da ação estar locada em tempo e espaço próprios, pode ser atemporal.

…Segismundo pede para Clausewitz que o faça chorar e que, se isto acontecer, ele (Clausewitz) poderá desembarcar e entrar no Brasil. O texto escrito por Bosco Brasil, em 2001, precisamente pós atentado às torres gêmeas/USA, fala da chegada de um polonês (Clausewitz) no Brasil pós guerra, anos 40, sec. XX. Clausewitz (Dan Stulbac) mente para o interrogador (Jairo Matos), dizendo que quer entrar e ficar no Brasil para trabalhar na lavoura. O interrogador, homem duro, desconfia de Clausewitz e, entre confissões de suas vidas, Segismundo diz: – me faça chorar e eu assinarei seu salvo conduto. Clausewitz tem pouco tempo, ouve-se o apito do cargueiro, então declama uma parte do texto “A vida é sonho” de Calderón de La Barca, texto que interpretou inúmeras vezes, porque é um ator. O milagre do teatro acontece, Segismundo chora. 

“… foi o seu teatro que me fez chorar. Foi a merda do seu teatro que me fez chorar” e pergunta para Clausewitz: – “o que o Sr. acha que provou para mim?”

Clausewitz responde: – “nada. Para o Sr. eu não provei nada. Eu provei para mim mesmo. Olha, eu sei que o Brasil precisa de braços para a agricultura, mas eu sou ator”. *

Bosco Brasil nos presenteou com a rica dramaturgia entre a correspondência, o encontro atemporal de La Barca, os conflitos dos anos 40 e o início do sec. XXI.

O teatro acolhe e expõe toda forma de arte: pintura, escultura, literatura, música, dança, arquitetura, poesia. O teatro é a palavra encenada, envolvida em tecidos, cores, gestos, emoção.

O encenador capta a alma do texto, o cenário é a “fotografia” da concepção do encenador, o figurino, os objetos de cena, quanto mais reais mais informam o tempo, o lugar da ação e o ator é o fio que liga tudo isto na percepção, no olhar, no ouvir da plateia. 

No momento desta união acontece o milagre do teatro: o espetáculo!

*Créditos 

Novas diretrizes em tempos de paz, Bosco Brasil

Direção: Ariela Goldmann

Ágora Livre – Dramaturgias 2001

Por Elza dos Santos – Cientista Político e Social
Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
1 Comentário
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Eliana Inoue
Eliana Inoue
3 anos atrás

Muito bom! Parabéns 👏👏👏

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]