Com o progresso tecnológico e a abundância de oferta de produtos e comodidades, o mundo se encheu de lixo, quer seja de objetos que não servem mais, quer de equipamentos ultrapassados, sobras não utilizadas ou desperdícios de forma geral, desde os orgânicos até os eletrônicos e suas embalagens. A cada dia fica mais evidente a necessidade de limpar o planeta e fazer o homem compreender que a terra, sua biodiversidade e seus recursos naturais, precisam ser preservados e que são infinitamente mais importantes que o ser humano. Mas, como levar à consciência desse homo sapiens que é ele quem deve agir e reagir contra seus próprios males, e não cabe à natureza se adaptar às agressões feitas a ela?

Além dos inúmeros programas de reciclagem e de educação ambiental espalhados pelo mundo, alguns artistas se dedicaram a criar obras de arte a partir da reutilização de lixo. Usaram sua imaginação, criatividade e vontade de colocar a mão na massa para transmitir uma mensagem de vida e emoção na importância de reduzir e cuidar do lixo. 

Destacamos aqui apenas alguns deles e o que fazem para disseminar a ideia de melhorar a qualidade do ambiente no mundo.

Vik Muniz – provavelmente o mais conhecido entre os brasileiros, nosso conterrâneo radicado nos Estados Unidos, é fotógrafo e artista plástico. Seus trabalhos já foram expostos em muitas cidades do mundo – Miami, New York, Montreal, Sidney entre outras. Usa diferentes materiais como chocolate, açúcar, restos de demolição, em esculturas e quadros. Nos quadros, compõe imagens com os diversos materiais sobre uma superfície plana e depois as fotografa. Em 2016 inaugurou 37 mosaicos que decoram as paredes internas de um trecho do metrô de Nova Iorque.

Jaime Prades – Artista plástico espanhol de nascimento e brasileiro por opção. Suas obras dialogam com as questões sociais, ambientais, espirituais e plásticas, e são realizadas com materiais abandonados nas ruas e pedaços de entulho recolhidos em caçambas. Além disso, é um precursor do grafite brasileiro. Em cada obra sua a vida se mantém através do material reutilizado e ressignificado para mostrar sua própria importância.

Oscar Olivares – artista visual e ilustrador venezuelano, de 24 anos. Tem obras expostas em diversas cidades do mundo. Realizou mais de vinte murais, destacando-se o 1º Mural Ecológico da Venezuela, feito com mais de 200.000 tampas de garrafas e outros recipientes.

Bordalo II – Artista plástico português. Cria esculturas urbanas com figuras coloridas de animais a partir de lixo, alertando para as questões de sustentabilidade. Tem vários murais-escultura, principalmente em Lisboa.

Sayaka Ganz – artista plástica japonesa. Faz arte juntando objetos que foram descartados e cria esculturas fantásticas. Desde criança ficou impressionada pela crença Shinto de que os objetos descartados choram à noite no caixote de lixo. Assim, cria poesia visual através da reutilização do que o mundo julga não ter mais uso.

Quantas obras de arte inimagináveis instigando cada um de nós a repensar no lixo que produzimos e todo o mal que causa a nós mesmos, e fazer refletir sobre a maneira que isso pode ser reduzido. Nas palavras de Vik Muniz : “A ideia de você criar uma construção a partir de um material, cuja estética, pela associação ao significado do lixo, já está muito poluída, já impregna tudo o que não é usável. Você pega aquilo e fazer uma coisa bonita, você já está carregando o potencial desses materiais com a promessa da reutilização. Quase tudo é reutilizável.”

É a Arte dando direcionamento de vida e amor pela  Terra.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]