Por Simone Lira

Houve um tempo em que não existiam lâminas de barbear descartáveis. Os homens, naquele tempo, compravam uma caixinha cheia de lâminas de barbear e estas, eram colocadas em um aparelho de metal para serem utilizadas. Depois de algum uso, as lâminas perdiam o corte e eram descartadas no lixo.

Também naquele tempo, as crianças brincavam muito na rua e em terrenos baldios, porque os bairros tinham menos casas e mais terrenos, quase não havia perigos em brincar na rua com os amigos e muito menos em explorar terrenos baldios.

Foi assim que a menina Patrícia cresceu na década de 1970. Os terrenos baldios perto da casa da menina eram cheios de florzinhas que nasciam no mato. Eram florzinhas que a própria natureza colocara ali. Não eram cheirosas, mas embelezavam com suas cores vivas.

A gente sabe instintivamente que onde tem flor, também tem borboletas e, por isso, depois do café da manhã, a menina Patrícia pegava um saquinho plástico  e ia brincar de caçadora de borboletas. Havia uma variedade enorme de borboletas: grandes, pequenas, branquinhas, azuis, pintadinhas e riscadas ou com mais de uma cor em suas asas. Patrícia esperava a danadinha pousar e fechar as asas. Então, devagarzinho, pegava a borboleta e colocava em seu saquinho.  A brincadeira acabava quando a mãe dela gritava lá da porta:

-Patrícia, saia desse sol quente! Venha almoçar!

Em uma dessas manhãs, quando bancava a caçadora de borboletas, ela viu algo brilhando no chão daquele terreno. Curiosa que era, foi olhar de perto: era uma lâmina velha. 

-Puxa vida! Meu pai usa uma lâmina dessas para fazer a barba, mas nunca me deixou pegar, porque acha que vou me machucar. Vou levar esta lâmina pra casa e ver se ela ainda está boa pra cortar. 

Patrícia pensou se deveria pegar a lâmina. Parecia ouvir o anjinho da guarda falando: “Deixa essa lâmina aí”, mas mesmo assim pegou.

Depois do almoço, Patrícia pensou que estava na hora de testar o corte da lâmina. Pegou umas folhas de papel, a lâmina e foi para a sala. Colocou o papel em cima do sofá de couro e passou a lâmina sobre o papel, fazendo várias figuras geométricas. Fez quadrados, fez losangos, fez triângulos e muito mais.

A menina se divertiu cortando as formas geométricas. A lâmina estava afiada, mas teve que recolher os papéis do sofá quando o pai dela veio assistir televisão na sala.

O probleminha aconteceu quando o pai da Patrícia sentou no sofá.

Ele era um homem com mais de 1,90m e tinha 120 quilos. Quando ele sentou no sofá, a Patrícia descobriu na mesma hora, que a lâmina estava boa mesmo, pois além de cortar o papel, a lâmina cortou o couro do sofá. Adivinhe o que aconteceu quando o pai dela sentou?

-Ai Caramba!! Tô frita! Disse a menina.

Patrícia, só de olhar a cena do sofá rasgando, sentiu um frio na barriga.  A mãe da Patrícia, nessa hora entrou na sala com a calça jeans da menina na mão e perguntou:

– Como é que você conseguiu fazer este corte na perna da sua calça?

Pois é, antes de treinar no papel, ela já havia feito o teste lá mesmo no terreno baldio, usando a sua própria calça como cobaia.

O desfecho da história foi a confissão de que havia trazido a lâmina escondida, uma semana de castigo sem caçar borboletas, uma calça costurada e um sofá rasgado. 

Hoje, quando se lembra dessa história, Patrícia pensa:

-O problema é que naquele tempo não existia internet para pesquisar! Então eu usava meu próprio site de pesquisas: minha curiosidade! Ousei saber! 

Simone Lira: Fonoaudióloga há 30 anos. Autora de dois livros com histórias para atuar em terapia para dificuldades de leitura e escrita. Agora se aventura a escrever para outros públicos.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
2 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Cristina Bonafé
Cristina Bonafé
2 anos atrás

Estou adorando, neste Blog, conhecer nossas colegas fonoaudiólogas escritoras.
Excelente!!

Humberto
Humberto
2 anos atrás

Tempos das lâminas, do leite em litros de vidro, do álcool 92 e do Biotônico Fontoura. Sobrevivemos sabe Deus como.

2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]